A importância da consulta pediátrica pré-natal

Apesar de sua importância para a redução da mortalidade e da morbidade do recém-nascido, a consulta pediátrica pré-natal ainda não é uma realidade entre nossa população. Assim, o mais comum é que a primeira consulta da criança com o pediatra ocorra apenas após o nascimento, provavelmente porque ainda há pouco conhecimento entre os pais sobre a importância dessa prática. 

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), outros pontos que colaboram para esse cenário são a não inclusão do pré-natal pediátrico no calendário de rotinas do SUS e na tabela de honorários da maior parte dos planos de saúde. 

Por que a consulta pediátrica pré-natal é tão importante?

Sabe-se que o acompanhamento da gestante por uma equipe obstétrica é importante para identificar fatores de risco para o bebê, para guiar melhor o plano de parto e para já traçar estratégias de intervenção pós-natal sempre que necessário. Porém, a consulta pediátrica pré-natal tem se mostrado de grande importância para reduzir a morbimortalidade infantil, pois os primeiros 1.000 dias de vida do bebê – desde a concepção até os dois anos – são fundamentais para definir seu estado de saúde para a vida toda. 

Assim, junto do acompanhamento do obstetra ao longo das 40 semanas de gestação, é de grande valia para os pais e os bebês que no terceiro trimestre de gravidez seja feita a primeira consulta pediátrica pré-natal, cujos maiores benefícios são:

  • Iniciar vínculo com o pediatra e escolher um profissional com mais segurança;
  • Saber o que esperar dos primeiros dias de vida do bebê;
  • Reduzir medos, apreensões, inseguranças e ansiedades;
  • Antecipar informações e estratégias adequadas para resolver situações cotidianas do recém-nascido.

Quando iniciar o acompanhamento pediátrico?

A orientação da SBP é que a consulta pediátrica pré-natal seja feita no terceiro trimestre, pois é quando a família já está com tudo preparado para receber esse novo membro e quando se conhece os riscos da gestação. Assim, a consulta tende a ser mais proveitosa para todos.

Enfoques da consulta pediátrica pré-natal

A consulta pediátrica pré-natal busca preparar a família para receber o bebê com tranquilidade e lhe garantir as melhores condições de desenvolvimento. Para isso, os seguintes enfoques são trabalhados com todos os pacientes.

Intercorrências no pré-natal

O objetivo é rastrear as possibilidades de o bebê nascer com síndromes genéticas e malformações, para ajudar os familiares e oferecer os cuidados adequados às crianças com necessidades especiais.

Prevenção de doenças infecciosas

A partir de uma análise do cartão da gestante e de um diálogo com a mulher, faz-se uma investigação das doenças infecciosas adquiridas pela mãe ao longo da gestação, que representam possibilidade de transmissão vertical.

Vias de parto

Junto dos planos traçados pelo casal com a equipe obstétrica, o pediatra pode fornecer as orientações sobre as vias de parto, garantindo autonomia aos pais para esse momento.

Assistência pediátrica em sala de parto

Toda sala de parto deve ter um pediatra para realizar o atendimento inicial ao recém-nascido e realizar intervenções sempre que necessário. Assim, a consulta pré-natal busca esclarecer aos pais a função e importância da presença desse profissional.

Aleitamento materno

Além de reforçar os benefícios do aleitamento materno, o pediatra fornece às mães todos os cuidados necessários com as mamas, orienta sobre mitos e as prepara para as dificuldades desse processo de adaptação.

Testes de triagem neonatal

Na consulta pediátrica pré-natal é feita uma conscientização sobre a importância da coleta do teste de pezinho por volta do quinto dia de vida e qual o significado dos resultados, que devem ser checados pelo pediatra. 

Impacto do nascimento da criança para a família

Essa consulta é um momento também muito importante para a família se preparar para o nascimento da criança e saiba como a rotina de todos será afetada, incluindo os pais, avós e irmãos do recém-nascido.

Aspectos gerais sobre os cuidados com o RN

É na consulta pediátrica pré-natal que o médico fornece aos pais todas as orientações sobre os cuidados relacionados à higiene, alimentação e rotina de sono do bebê. Um exemplo importante é a recomendação de dormir sempre de barriga para cima e sem proteções no berço.

Segurança da criança

Saber reconhecer os sinais que representam riscos para a vida do recém-nascido e como agir mediante os alertas é um dos objetivos do pediatra durante essa consulta.

Abertura de espaço livre para a família expor outras demandas

Além dos temas já abordados pelo pediatra, nesse momento a família tem abertura para apresentar suas dúvidas sobre o restante da gestação, o nascimento e o desenvolvimento da criança.

Você é mamãe de primeira viagem e precisa de ajuda? Agende uma consulta com a Dra. Flávia Serralha!

Posts recentes

Categorias

CONHEÇA MAIS SOBRE A DRA. FLÁVIA SERRALHA

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. […] à grande importância dessa etapa para o desenvolvimento da criança, foram criados diferentes métodos de introdução alimentar que podem ser testados pelos pais a […]

  2. […] assistência à saúde do bebê inicia antes mesmo do nascimento, ou seja, começa durante o pré-natal pediátrico. Assim, a SBP recomenda que a gestante realize acompanhamento médico não apenas com o obstetra, […]