Entenda a rotina de sono do bebê

Uma das grandes dificuldades dos pais de recém-nascidos é se acostumar com a rotina de sono do bebê, principalmente porque eles têm vários despertares devido à imaturidade fisiológica do ciclo de sono-vigília e às necessidades de suporte, como troca de fralda e de amamentação.

Por isso, é importante que os pais entendam como funciona o sono do bebê e aprendam a criar uma rotina para a hora de dormir, visto que o descanso adequado é fundamental para a saúde e o desenvolvimento da criança. 

A importância do sono nos primeiros anos de vida

O sono desempenha um papel vital no desenvolvimento saudável de bebês e crianças nos primeiros anos de vida, pois é o momento em que o corpo realiza importantes processos de reparação, restauração e consolidação da memória. 

Assim, a qualidade do sono do bebê é importante porque promove:

  • Crescimento adequado;
  • Melhor desenvolvimento cerebral, impactando a capacidade de aprendizagem;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Segurança emocional;
  • Consolidação de memórias.

Horário de dormir e quantidade de sono do bebê

A quantidade de sono que um bebê precisa e o horário de dormir podem variar dependendo da idade. É importante, também, lembrar que cada bebê é único e pode ter necessidades de sono diferentes. Alguns podem precisar de mais sono do que outros, e os horários podem variar de dia para dia. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a duração média de sono do bebê é:

Sono do bebê de 1 mês

Os recém-nascidos geralmente dormem entre 16 e 20 horas por dia, divididas em várias sonecas curtas durante o dia e a tarde. Seus ciclos de sono têm duração de 1 a 4 horas intercalados por 1 a 2 horas acordados, independente de ser dia ou noite.

Sono do bebê de 3 meses

Os bebês de aproximadamente 3 meses geralmente dormem 15 horas por dia, sendo que durante a noite dormem de 6 a 9 horas e, ao longo do dia, dormem mais 5 a 9 horas intercaladas em três a quatro sonecas.

Sono do bebê de 6 meses

Nessa idade os bebês geralmente dormem por volta de 14 horas por dia, com a maioria dormindo de duas a três sonecas durante o dia e tendo um período de sono mais longo durante a noite. Eles também começam a desenvolver rotinas de sono regulares e podem se beneficiar de um horário consistente de dormir e acordar.

A parir de 1 ano de vida

Ao longo do primeiro ano de vida, é normal que o sono do bebê seja mais regulado, principalmente durante o dia, com uma soneca de manhã e outra à tarde, totalizando um máximo de três horas. Durante a noite espera-se um sono de 9 a 10 horas.

A partir de 2 anos de vida

Aos dois anos há poucas diferenças quanto às horas totais de sono do bebê, mas espera-se que as noites tenham menos interrupções e que a soneca durante o dia ocorra apenas uma vez, preferencialmente à tarde.

Como ajudar meu filho a dormir bem?

Os pais e cuidadores devem estabelecer rotinas de sono consistentes e criar um ambiente tranquilo e confortável para promover um sono saudável ao bebê. Aqui estão algumas dicas:

  • Defina horários regulares para dormir e acordar;
  • Crie hábitos relaxantes antes de dormir, como um banho quente;
  • Garanta um ambiente confortável para dormir, que seja tranquilo, escuro e fresco; (caso opte utilizar alguma iluminação, no momento de trocar fraldas ou afins,  é recomendado escolher a luz de espectro vermelha);
  • Esteja atento aos sinais de sono da criança, como bocejos e olhos cansados;
  • Evite deixar a criança ficar muito cansada, pois pode ser mais difícil para ela adormecer;
  • O bebê deve sempre ser colocado para dormir de “barriga para cima” e sem cobertores, travesseiros ou outros acessórios no berço.

Agende sua consulta com a Dra. Flávia Serralha e converse com uma pediatra sobre a noite de sono do seu filho!

Posts recentes

Categorias

CONHEÇA MAIS SOBRE A DRA. FLÁVIA SERRALHA

Tem alguma dúvida, depoimento ou qualquer outro ponto? Deixe um comentário abaixo!

  1. […] fornece aos pais todas as orientações sobre os cuidados relacionados à higiene, alimentação e rotina de sono do bebê. Um exemplo importante é a recomendação de dormir sempre de barriga para cima e sem proteções […]