A teleconsulta pediátrica tem ganhado espaço e conquistado os pais e cuidadores de crianças, principalmente nos casos em que é preciso tirar dúvidas quanto à imunização, higiene e alimentação – seja do recém-nascido ou do adolescente. Além disso, esse método de atendimento permite fazer uma avaliação clínica de sinais e sintomas leves que a criança esteja apresentando, ajudando os familiares a decidirem se devem buscar atendimento hospitalar imediato ou não.
O que é teleconsulta?
A teleconsulta é uma prática médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que ganhou forças recentemente devido à necessidade de ampliar o acesso aos serviços de saúde durante a pandemia de Covid-19, expandindo também os atendimentos na área da pediatria.
Através da telemedicina, crianças de diversas idades podem ser consultadas à distância, bastando apenas que os pais se conectem com o médico através de uma plataforma digital. Assim, a partir de uma boa anamnese feita pelo pediatra, é possível compreender e até diagnosticar diversos quadros patológicos leves, bem como sanar dúvidas da família.
Em quais casos a teleconsulta pediátrica é indicada?
O atendimento pediátrico presencial é de extrema importância para acompanhar o desenvolvimento da criança, bem como nos casos de doenças moderadas a graves. Porém, a teleconsulta pediátrica também tem sua importância para a promoção da saúde da criança, pois ajuda os pais a tirarem dúvidas gerais sobre o cuidado com seus filhos sem precisar expô-los a diversos agentes patogênicos.
Além disso, a teleconsulta pediátrica está indicada para os casos em que a criança apresenta sintomas que fazem os pais questionarem se é necessário buscar atendimento hospitalar, se devem medicá-los ou até se devem enviá-los à escola, por exemplo.
Vantagens da consulta online na pediatria
Dispensa o deslocamento
Com a teleconsulta pediátrica poupa-se o deslocamento físico da criança e seus familiares até o consultório médico ou hospital, pois grande parte das dúvidas podem ser sanadas à distância.
Conforto para a criança
A teleconsulta pediátrica é mais confortável e menos estressante para a criança, que pode permanecer em sua rotina enquanto os pais conversam com o pediatra.
Evita exposição hospitalar
A exposição hospitalar é motivo de angústia para muitos pais, que temem que seus filhos sejam infectados por vírus ou bactérias, principalmente com relação às doenças sazonais ou aos surtos e endemias de saúde.
Tranquiliza os pais
Por ser uma prática médica regulamentada pelo CFM, os direcionamentos e orientações recebidos na teleconsulta ajudam a tranquilizar a família a respeito dos cuidados com os bebês e das medidas necessárias de tratamento a casos agudos.