Serviço de Puericultura | Dra. Flávia Serralha - Pediatria Integrativa

A consulta de puericultura é uma das mais importantes formas de cuidado com a saúde da criança, pois é voltada à promoção da saúde e desenvolvimento do bem-estar fisiológico, social e psicológico. 

O que é puericultura?

A puericultura é definida, pela própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), como a “pedra angular da pediatria” devido ao seu potencial em promover as adequadas condições para o crescimento e desenvolvimento da criança. 

Trata-se, na prática, das “consultas de rotina” de todo paciente pediátrico, sendo que esses são os momentos em que o médico tem a oportunidade de avaliar as diversas formas de desenvolvimento e intervir para promover um crescimento mais saudável.

Frequência de acompanhamento ideal

A frequência ideal de acompanhamento de puericultura é definida, pela SBP, da seguinte forma:

  • Primeira consulta: no último trimestre da gestação;
  • Primeira consulta após o nascimento: entre 7 e 10 dias;
  • Até os 6 meses de idade: consultas mensais;
  • Dos 6 aos 12 meses: consultas bimestrais;
  • Dos 12 aos 18 meses: consultas trimestrais;
  • Dos 18 meses aos 5 anos: consultas semestrais;
  • Dos 5 aos 18 anos: consultas anuais.

Principais aspectos da consulta de puericultura

Na consulta pediátrica, o médico avalia todas as questões relacionadas ao desenvolvimento da criança, principalmente com relação à alimentação, imunização, desenvolvimento neuropsicomotor e dados de crescimento físico.

Avaliação antropométrica

A avaliação antropométrica consiste em registrar o peso da criança, sua altura, IMC e, nos bebês, as medidas da circunferência cefálica, abdominal e torácica. Esses dados devem ser avaliados quanto às curvas de crescimento preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desenvolvimento neuropsicomotor

Esse aspecto da consulta permite avaliar o desenvolvimento cognitivo da criança, que pode estar prejudicado tanto por doenças congênitas quanto por falta de estímulo externo. Por isso, nesse momento o pediatra deve pesquisar os reflexos do bebê, avaliar a postura e firmeza corporal, movimentos motores, habilidade de fala e diversos outros aspectos.

Tratamento de doenças da infância e imunizações

Em todas as consultas de puericultura os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança para o pediatra avaliar se as imunizações estão atualizadas. Além disso, qualquer doença crônica ou aguda existente no momento da consulta deve ser investigada, tratada e acompanhada.

Educação positiva

O pediatra é o médico que acompanha a criança desde o nascimento até o momento em que ele se torna um adulto, tendo grande importância na formação desse cidadão. Assim, as consultas de puericultura são momentos valiosos para colaborar com a educação do paciente, estimulando a autonomia, o autocuidado, a inteligência emocional, o equilíbrio e a resiliência.

AGENDAR CONSULTA